Conheça o Free



PROJETO BÁSICO




FREE
Frente Revolucionária para Educação Eleitoral

 



Data da iniciativa da ideia: Dia 04 de julho de 2013 em Presidente Figueiredo.


PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM
2013

 



Apresentação

Este projeto visa apresentar de forma sucinta a conjuntura que compõe a ideia em questão. O grupo  FREE – Frente Revolucionária para Educação Eleitoral foi idealizado e elaborada pela iniciativa popular jovem. Este documento contém informações básicas como objetivo, metodologia e forma de trabalho que norteia o Grupo. Todo conteúdo proposto neste documento foi elaborado em conjunto com o grupo idealizador e através de escolhas coletivas e eleições.

Concepções Gerais

Um pouco de história da atualidade. Em junho de 2013 ocorreu o início de uma manifestação que levou milhares de brasileiros para as ruas para protestarem por um Brasil melhor, como nunca visto, um povo pedindo melhorias sobre diversos temas para o governo, um evento que nomearam como o Gigante acordou, onde pessoas cansadas da corrupção e insatisfeitos com a forma ostensiva de administrar, descontentes com a construção de estádios milionários enquanto crianças morrem em corredores de hospitais sem serem ao menos atendidas por não terem estrutura. Ainda neste âmbito de história da atualidade, a Presidente do Brasil respondeu com habilidade aos protestos e o Brasil, começa a corrida da reforma política, converte-se 100% dos royaltes do petróleo para a educação e 50% dos royaltes do pré-sal para a saúde, transformam crime político em crime hediondo, derrubam a PEC 37, projeto de lei que tira o poder da justiça federal de investigar políticos e na maioria dos Estados inclusive no Amazonas, o governo reduz a tarifa dos transportes públicos e propõe mais investimentos no transporte.
Nessa Revolução de 2013, onde o Brasil inteiro “acorda”, e vai para as ruas reivindicando melhorias, foi que nasceu a motivação maior do grupo em se juntar e com as restrições municipais, incentivar o público Figueirense para esse “Acordar Nacional” e participar das decisões do poder público Municipal. Sabendo que a forma de governar no Município ainda está longe de ser participativa e a falta de motivação está nos dois lados ativos dessa questão: população/gestão pública.
E Presidente Figueiredo participa da tomada de decisões do governo?

Objetivos

Objetivo Principal

O objetivo principal do grupo é fornecer subsídios para as tomadas de decisão do governo e  educação eleitoral, através de exposição de problemáticas incentivando à participação pública nas questões, buscando melhorias no âmbito social.

Objetivos Secundários

·         Incentivar a participação da população na gestão pública;
·         Instigar os jovens à se preocuparem com as condições do Município, nas áreas de saúde, educação, segurança, infra estrutura, meio ambiente em uma visão política;
·         Buscar soluções à problemas do Município;
·         Promover informações básicas de questões de interesse comunitário para a devida educação eleitoral;
·         Promover a cidadania participativa com uma política convidativa para a realização dos trabalhos;
·         Diminuir os votos vendidos em campanha, com a conscientização do compromisso civil eleitoral.

Metodologia

A metodologia principal e não restritiva que embasa os trabalhos do grupo é informar a população de uma forma cômica, com uma linguagem jovial, utilizando o maior site de relacionamentos do mundo, o Facebook, questões coletivas públicas nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente em uma visão política. Além de postarmos no youtube o vídeo com a matéria completa da problemática.
Criarmos também uma petição pública para alcançar todo o município, que todos possam ter a oportunidade de assinar, expondo os principais problemas da cidade para convidarmos o poder público para responder em mídia livre sobre os problemas da cidade e o que irá resolver.

Público Alvo

Toda a comunidade Figueirense, em especial os Jovens. Afinal um grupo de jovens com uma linguagem jovial para jovens.

Identidade Visual

Nome: FREE – Frente Revolucionária para Educação Eleitoral
Estudo do Nome: uma palavra em inglês que traduzida em um dos significados utilizados é LIVRE. O que se harmoniza com um dos princípios básicos do grupo a libertação do medo e da alienação que o sistema do governo aplica nas pessoas que trabalham ou que possuem algum vínculo com a esfera pública. Essa alienação é nociva para a participação da sociedade nas tomadas de decisão do governo, e interferem nas eleições tendendo ao medo de repressão, assédio moral e perseguição. A libertação começa na forma de pensar, desatando os laços de escolhas políticas por benefício próprio ao bem comum, ao bem coletivo, ao pensamento benéfico à sociedade.
As Siglas com o significado: Frente Revolucionária para Educação Eleitoral, o significado composto é:
Frente – no sentido de posição, de iniciativa. Uma posição não vista antes, que vem antes das outras.
Revolucionária – no sentido de insurgir-se, instigar à mudança. Como não houve grupo com a mesmo objetivo na  região, é pioneiro com a ideia revolucionária de mudança de pensamento.
Símbolo:

Arte de Capa:

Slogan: a definir

Cor predominante: Vermelho : Cor Sanguínea, que expressa fortes sentimentos

Considerações Específicas

Considerações quanto às posturas do Grupo.

Quanto à postura política do Grupo

·         Sem lado ou partido político mas liberal à troca de informações;
·         Grupo aberto à reuniões e conversas com o poder público;
·         As Informações internas são compartilhadas apenas como membros dos grupos até a divulgação geral do grupo, em fase de trabalho.

Quanto à postura interna do Grupo

·         Fica em função do Estatuto e Regimento Interno em Criação, onde serão definidos os direitos e deveres dos membros do grupo.

Metas

Coleta de Dados – informações didáticas da comunidade

Aplicação de questionários em campo para o público
Pesquisas Empíricas de campo
Levantamento quantitativo e qualitativo
Exemplos e histórias de antigos no município

Elaboração da Petição

Criação participativa da petição pública para audiência com o Prefeito, digitada por profissional da área do direito, terá teor jurídico e assinatura de toda a população com restrição de menores.

Formulação das Problemáticas/soluções  – post’s e vídeos

Em democracia escolher o tema geral a ser trabalhado durante um mês, dentre os tais: saúde, educação, moradia, segurança, infraestrutura, assédio moral, meio ambiente, esporte e lazer.

Escolha e estudo da problemática

Serão reunidos diversos temas sobre as problemáticas do Município e explanado sobre cada um, em reunião ordinária será votado qual tema será trabalhado durante o Mês. Em seguida será selecionada a metodologia de trabalho e separado as tarefas para execução da Matéria Pronta escolhida. O termo Matéria Pronta significa o produto final dos trabalhos realizados em uma determinada problemática.

Divulgação das problemáticas/soluções

O Grupo possui contas nas maiores ferramentas grátis do mundo de divulgação na internet de informações: Conta no Facebook, Conta no MSN, conta no Youtube – Essas contas são administradas por comissão da Tecnologia da Informação.  Além da utilização destas contas o grupo irá procurar os jornais municipais e locais para ajudar a disseminar as questões levantadas.
Serão divulgadas com consentimento do grupo e dos participantes civis.

Divulgação da petição

A petição será divulgada no facebook acompanhada dos trabalhos do grupo. Ainda, a petição será divulgada em papel para as comunidades do Município, para que todos possam ter a oportunidade de assinar.

Reunião em Câmara

Após a petição pronta e assinada pelos moradores do município, e o grupo gerado trabalhos de levantamentos de problemas será convidado o poder maior executivo, o prefeito, para uma reunião pública em câmara para responder às questões levantadas e a problemática, bem como à petição pública.

Continuidade da Formulação e Divulgação das Problemáticas/soluções

Mesmo o governo posicionado ou não quanto à exposição dos problemas ou à petição o Grupo Free ainda continuará o trabalho de pesquisar os problemas, expor os problemas, buscar as soluções e, por fim, buscar as melhorias em uma fase constante. Corroborando com o princípio de libertação do pensamento do grupo Free.

Cronograma

Descrição/Meses
1 mês
2 mês
3 mês
Continua
Coleta de Dados
X



Elaboração da Petição
X



Formulação das Problemáticas – post’s e vídeos
X



Divulgação das problemáticas/soluções

X
X

Divulgação da petição

X
X

Reunião em Câmara


X

Continuidade da Formulação e Divulgação das Problemáticas/soluções



x





Orçamento

Descrição/Meses
1 mês
Valor
Coleta de Dados
Pranchetas, lapiseiras, impressões, gasolina

Elaboração da Petição
Computador

Formulação das Problemáticas – post’s e vídeos
Consulta Oráculos, gasolina, máquina digital, produção

Divulgação das problemáticas/soluções
Internet

Divulgação da petição
Internet

Reunião em Câmara
Impressões, Internet, Rádio

Continuidade da Formulação e Divulgação das Problemáticas/soluções
Computador




Sobre as parcerias

Definindo em democracia quais parcerias aceitar.

Tipos de participantes do Grupo Free

Não há hierarquia de funções no grupo; mas há delegação de funções.

Colaboradores Ativos

Jovens que exercem o direito de voto cadastrado no grupo
Acesso:
Com livre acesso às reuniões e informações do grupo;
Com direito de voto;
Com direito de apresentar temas para votação;

Colaboradores Passivos

Consultores (oráculo)

Pessoas civis sem vínculo com o governo, da sociedade Figueirense, em qualquer idade com conhecimento de causa em determinada área. Para consultoria de elaboração de procedimentos de trabalho. Apontados e eleitos pelos membros do grupo.
Acesso:
Com livre acesso às reuniões e informações do grupo;

Patrocinadores

Pessoas civis da sociedade em qualquer idade com intenção de somar com a ideia, proporcionando benefícios para o grupo, sem promover celeuma ou qualquer tipo de troca financeira, moral ou política.
Acesso:
Com livre acesso às reuniões; Sem direito de voto.

Simpatizantes

Todas as Pessoas civis da sociedade em qualquer idade que apoiarem a ideia e compartilharem as Matérias Prontas pelos meios de comunicação.
Acesso: apenas acesso ao produto final – Matéria Pronta, sem direito de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, convidamos você para participar do grupo e buscar melhorias para nosso Município